2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022

Visita de Estudo ao Parque de Arborismo

Designação da atividadeVisita de Estudo ao Parque de Arborismo
EscolaEscola Básica e Secundária José Falcão
TipologiaAtividade Desportiva
Data de início18-10-2021
Data de término18-10-2021
DepartamentosExpressões
Grupos de Recrutamento/Disciplinas620 - Educação Física
DinamizadoresTiago Salgueiro
Público-Alvo11º D2 PROF. TD
Breve DescriçãoAtividade de Arborismo – O Arborismo é o ato de progredir, em altura, de árvore em árvore, através pontes de corda, redes, slides e saltos “tarzan” e outras travessias criativas e divertidas! Os percursos são independentes, isto é, iniciam e terminam no chão e possuem 6 jogos. O nível de dificuldade vai sendo progressivamente maior, uma vez que o desafio dos jogos/travessias vai sendo cada vez mais exigente e a altura ao chão vai também aumentando à medida que se avança nas cores de cada percurso. O Arborismo é muito mais do que subir às árvores. Pressupõe segurança na construção com madeira e cabos de aço e através do sistema inovador CLiC-iT, entre outras formas de garantir.

Percurso Pedestre - O percurso inicia-se numa zona da aldeia onde se encontra a placa informativa do percurso. O caminho feito até à cascata é sempre bom e de fácil transição, composto maioritariamente por estradão e algum asfalto. A cascata é imponente com os seus 32m de altura. O percurso depois continua até à praia fluvial da louçainha.
Articulação com o Projeto EducativoEducação para a Cidadania e Sustentabilidade
Sucesso e Bem Estar
ObjetivosArborismo – Esta atividade para além da diversão e do contato com a natureza, promove entre os praticantes, autoconfiança, coordenação dos movimentos, concentração e equilíbrio, aspetos fundamentais para "superar os obstáculos" e mesmo os medos que possam existir.
Desenvolver capacidades que melhorem as atividades de: manobras de cordas, equipamento de ancoragens, amarrações de aparelhos de travessia, sistemas de segurança e autossegurança.
Percurso Pedestre - Os percursos pedestres, ou caminhadas, constituem uma atividade de lazer ao ar livre, que consistem em percorrer a pé um determinado percurso pré-estabelecido.
Apesar de existirem metas a alcançar, estas atividades não implicam o fator de competição, tendo como principal objetivo a descoberta e o contacto com a natureza, e a consequente aquisição de conhecimentos mais aprofundados da região a percorrer.