2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022

Visita de Estudo ao Porto - Teatro + Jardim Botânico- 6ºs anos

Designação da atividade Visita de Estudo ao Porto - Teatro + Jardim Botânico- 6ºs anos
EscolaEscola Básica e Secundária José Falcão
Escola Básica Prof. Dr. Ferrer Correia
TipologiaVisita de Estudo
Data de início17-03-2022
Data de término17-03-2022
DepartamentosAtividade Transversal
Grupos de Recrutamento/Disciplinas000 - Atividades de articulação (mais do que 1 grupo de recrutamento)
DinamizadoresAurora Figueiredo, Liliana Santana, Berta Pires, Ana Capela e Graça Faustino.
Público-Alvo6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E - FC
Breve DescriçãoA realização da Visita de Estudo ao Porto, pelas turmas do 6º ano, foi perspetivada no âmbito do PTT das Turmas referidas, considerando o seu reconhecido contributo para o enriquecimento cognitivo e socio-afetivo dos alunos e bem assim para o seu sucesso escolar.
No caso da disciplina de Português, esta surge a propósito da abordagem da obra Ulisses, de Mª Alberta Menéres, prevista no Programa de 6º ano, além de que as noções relativas ao Texto Dramático, constam também dos Programas atualmente em vigor.
No caso da disciplina de Ciências Naturais. a visita ao Jardim Botânico enquadra-se no âmbito da abordagem dos conteúdos referentes aos "Processos Vitais Comuns aos Seres Vivos".
Articulação com o Projeto EducativoGestão organizacional e Pedagógica
Educação para a Cidadania e Sustentabilidade
Sucesso e Bem Estar
ObjetivosEstimular o gosto pelo teatro e o interesse para o estudo de textos dramáticos;
Desenvolver o gosto pela leitura de obras de escritores portugueses;
Apreciar o texto dramático, enquanto texto representado;
Revelar curiosidade pelo Mundo Natural;
Motivar os alunos para as Ciências Naturais;
Articular os saberes teóricos com a sua aplicação prática;
Desenvolver atitudes de sociabilidade;
Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a estimulação do seu espírito crítico;
Aprofundar as relações de amizade e cooperação entre alunos e professores.