CLUBE DE CINEMA
Designação da atividade | CLUBE DE CINEMA |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária José Falcão |
Tipologia | Projeto (duração anual) |
Data de início | 6-10-2021 |
Data de término | 7-06-2022 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 400 - História |
Dinamizadores | Maria João Costa, João Miguel Santo, Grupo de Estágio de História |
Público-Alvo | 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 10º ACT / 10º BAV / 10º BCT / 10º CLH / 10º D1 PROF. TD / 10º E1 PROF. PSI / 10º E1 PROF INF / 11º AAV / 11º ACT / 11º BLH / 11º C2 PROF. TAS / 11º D2 PROF. TD / 12º ACT / 12º BAV / 12º BLH / 12º C3 PROF. TAS / 12º D3 PROF. TD |
Breve Descrição | Problema de Partida: Pode o cinema, usado como recurso educativo, promover o empenho e o sucesso escolar dos alunos? Pode desenvolver competências cívicas e de cidadania ativa? Pode contribuir para adquirir e consolidar conhecimentos? Ações a desenvolver: • Sessões de Cinema (mínimo de uma sessão por mês). • Produção de guiões de análise dos filmes. • Criação de um fórum de discussão e/ou blogue do Clube, sobre o cinema, para debate e partilha de ideias e de opiniões entre os alunos. • Realização de atividades inovadoras e criativas relativas às visualizações de filmes e à produção cinematográfica, propostas pelos alunos. • Criação de recursos educativos, no âmbito da produção cinematográfica, a serem divulgados e partilhados na comunidade escolar (mínimo de um recurso por mês); • Encontro/tertúlia com um protagonista do cinema português, a convidar anualmente. • Visita de estudo anual. |
Articulação com o Projeto Educativo | Educação para a Cidadania e Sustentabilidade Sucesso e Bem Estar |
Objetivos | • Consolidar/desenvolver competências transversais e específicas, tendo por referencial o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, priorizando a análise e interpretação, a comunicação oral e escrita, o espírito crítico e a capacidade argumentativa. • Fomentar o gosto pelo cinema. • Promover o sucesso escolar. • Fomentar a escola inclusiva. • Promover a interdisciplinaridade, o trabalho cooperativo e colaborativo. • Consolidar/desenvolver os conhecimentos de utilização de ferramentas digitais diversificadas. |