2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022

CLUBE DE CINEMA

Designação da atividadeCLUBE DE CINEMA
EscolaEscola Básica e Secundária José Falcão
TipologiaProjeto (duração anual)
Data de início6-10-2021
Data de término7-06-2022
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Grupos de Recrutamento/Disciplinas400 - História
DinamizadoresMaria João Costa, João Miguel Santo, Grupo de Estágio de História
Público-Alvo9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 10º ACT / 10º BAV / 10º BCT / 10º CLH / 10º D1 PROF. TD / 10º E1 PROF. PSI / 10º E1 PROF INF / 11º AAV / 11º ACT / 11º BLH / 11º C2 PROF. TAS / 11º D2 PROF. TD / 12º ACT / 12º BAV / 12º BLH / 12º C3 PROF. TAS / 12º D3 PROF. TD
Breve DescriçãoProblema de Partida:
Pode o cinema, usado como recurso educativo, promover o empenho e o sucesso escolar dos alunos? Pode desenvolver competências cívicas e de cidadania ativa? Pode contribuir para adquirir e consolidar conhecimentos?

Ações a desenvolver:
• Sessões de Cinema (mínimo de uma sessão por mês).
• Produção de guiões de análise dos filmes.
• Criação de um fórum de discussão e/ou blogue do Clube, sobre o cinema, para debate e partilha de ideias e de opiniões entre os alunos.
• Realização de atividades inovadoras e criativas relativas às visualizações de filmes e à produção cinematográfica, propostas pelos alunos.
• Criação de recursos educativos, no âmbito da produção cinematográfica, a serem divulgados e partilhados na comunidade escolar (mínimo de um recurso por mês);
• Encontro/tertúlia com um protagonista do cinema português, a convidar anualmente.
• Visita de estudo anual.
Articulação com o Projeto EducativoEducação para a Cidadania e Sustentabilidade
Sucesso e Bem Estar
Objetivos• Consolidar/desenvolver competências transversais e específicas, tendo por referencial o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, priorizando a análise e interpretação, a comunicação oral e escrita, o espírito crítico e a capacidade argumentativa.
• Fomentar o gosto pelo cinema.
• Promover o sucesso escolar.
• Fomentar a escola inclusiva.
• Promover a interdisciplinaridade, o trabalho cooperativo e colaborativo.
• Consolidar/desenvolver os conhecimentos de utilização de ferramentas digitais diversificadas.