Escolas SITI - Escolas Sensibilizadas para a Importância dos Traumas na Infância
Designação da atividade | Escolas SITI - Escolas Sensibilizadas para a Importância dos Traumas na Infância |
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Escola | Escola Básica e Secundária José Falcão |
Tipologia | Projeto (duração anual) |
Data de início | 17-09-2021 |
Data de término | 30-06-2022 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 410 - Filosofia 420 - Geografia |
Dinamizadores | Maria da Graça Sousa e Luísa Fernandes |
Público-Alvo | Comunidade |
Breve Descrição | - Duas sessões de sensibilização destinadas a professores, APAIS, encarregados de educação das instituições de acolhimento de jovens do concelho de Miranda do Corvo, representante da CPCJ, diretores de turma, GAAF, coordenações do ATE, da EMAI e do PAPES, SPO, dinamizadas pela PAJE. - Uma sessão de sensibilização destinada aos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial e de Técnico Auxiliar de Saúde, dinamizadas pela PAJE. - Formalização do Comité Escolas SITI. - Realização de sessões de sensibilização através de iniciativas pontuais e/ou a criação e dinamização de grupos de partilha, aproveitando as TIC. - Coorganizar a Cerimónia de entrega do Galardão "Escolas SITI" |
Articulação com o Projeto Educativo | Educação para a Cidadania e Sustentabilidade Sucesso e Bem Estar |
Objetivos | - Projetar o papel da Escola e dos seus recursos humanos como entidade competente em matéria de infância e juventude, na interação com o Sistema de Promoção e Proteção de crianças e jovens em risco; - Sensibilizar a comunidade educativa para as consequências das experiências adversas na infância; - Reconhecer a diversidade de experiências adversas na infância; - Conhecer tipologias de maus-tratos na infância; - Identificar marcas e/ou sinais de alerta manifestados pelas crianças; - Conhecer o impacto ao longo da vida em crianças expostas a violência doméstica; - Reconhecer implicações das experiências adversas na infância, no desempenho e abandono escolar, no absentismo e na inclusão social; - Sensibilizar para formas de aturar em situações de risco e perigo; - Mobilizar para a valorização e promoção do respeito pelos Direitos Humanos. |